Principal        Onde estamos        Parceiros        Fale Conosco   
Batismo de Mergulho Cursos de Mergulho Nossos Destinos Base de Operações e Hospedagem Turismo Náutico e Aluguel de Embarcações Navegação Comercial
Pontos de Mergulho em Nossos Destinos
 

 Clique aqui para ampliar o mapa
 
 

Embora nossa base de operações esteja estrategicamente localizada no continente na praia de São Francisco em São Sebastião – SP, nossos destinos são os pontos de mergulho no Município-Arquipélago Marinho de Ilhabela.

Particularidades

Geograficamente localizada de forma a criar um obstáculo aos rumos de navegação entre os maiores portos do país, sendo seu entorno formado por acidentes de relevo, tais como lajes e parceis submersos, associados a uma região, onde as condições climáticas favorecem a formação de densos nevoeiros, fortes ventos, mar agitado e intensas correntes marinhas, colocaram Ilhabela na posição de maior parque de naufrágios do Estado de São Paulo.

Ao longo de sua extensa orla, intercalam-se costões rochosos e praias, ao pé de acentuadas escarpas ou em sacos, baías, enseadas, costeiras e pontas, formando ilhotes, lajes e parcéis, que juntamente com os naufrágios proporcionam infinitos perfis para os mergulhos. As profundidades nos pontos destes destinos podem variar de 4 a 55 metros e a visibilidade varia muito em função das correntes e condições climáticas, alcançando 15 metros nos melhores dias. Ao longo do ano, a temperatura média da água situa-se na casa dos 22ºC, podendo chegar aos 27ºC entre novembro e abril. Já no início do verão, ocasionalmente ocorre o fenômeno das termoclinas, correntes extremamente frias em determinada faixa da coluna d’água.Os destinos mais procurados para o mergulho são:

  • Costões Rochosos da Ilha dos Búzios;
  • A Incrível Costa dos Naufrágios à Sudoeste da Ilhabela;
  • Santuário Marinho no Abrigo da Ilha das Cabras;
  • Ilha da Vitória navegando à Leste-Sudeste;
     

Geografia

O Município-Arquipélago Marinho de Ilhabela é formado por várias Ilhas e Ilhotes, são elas: a Ilha de São Sebastião, onde está localizada a área urbana e sede administrativa do município de Ilhabela, Ilhote da Serraria, Ilha Ribeirão, Ilha da Lagoa, Ilhas das Galhetas, Ilhote Codó, Ilhote Figueira, Ilha da Prainha e Ilha das Cabras. São ainda integrantes deste arquipélago, do município e do Parque Estadual da Ilhabela (PEIB), a Ilha dos Búzios e Ilha Sumítica e ainda Ilha da Vitória, Ilha dos Pescadores e Ilhote das Cabras.

Separada do continente pelo canal de mesmo nome, a Ilha de São Sebastião é a terceira maior ilha marítima do Brasil e abriga a maior porção insular dos remanescentes da Mata Atlântica. Possui um relevo bastante acentuado, com montanhas superando os 1.300 metros de altitude.

Um pouco de História

Parte das ilhas que integram o arquipélago de Ilhabela já era habitada muito antes da chegada dos primeiros europeus ao Brasil. Pesquisas arqueológicas realizadas, já identificaram no território do município 14 sítios arqueológicos. Treze desses sítios descobertos nas ilhas de São Sebastião, dos Búzios e da Vitória, são o que os especialistas denominam "acampamentos concheiros", habitados acredita-se por volta do ano 2.000 antes de Cristo, por "homens pescadores coletores do litoral", indígenas assim denominados porque não dominavam a agricultura e nem a produção de cerâmica, vivendo apenas do que encontravam na natureza, especialmente animais marinhos.

Entre meados do século XVI e o fim do século XIX, as águas do Litoral Norte foram intensamente procuradas por corsários e piratas europeus e argentinos. Quatro dos mais famosos aventureiros dos mares que freqüentaram o Litoral Norte foram os ingleses Thomas Cavendish, Francis Drake, Anthony Knivet, e o francês Duguay-Trouin, cujas peripécias, aventuras e desventuras correram mundo e deram origem a lendas que até hoje inspiram aventureiros e caçadores de tesouros. Mais do que inspirar lendas, os ataques de piratas e corsários foram tantos que acabaram motivando a construção de um sistema para defesa das vilas locais. A principal delas foi o forte do Rabo Azedo, construído próximo a Ponta das Canas, cujas ruínas ainda permanecem em pé.

Clique aqui e entre em contato conosco para opção de embarcações e mais informações.

 

 
Universo Marinho - Rua Capitão Salinas, 106 - São Francisco da Praia - São Sebastião - SP - Cep 11.600-000 - Tels.: (12) 3862-2212 / 7811-6030